Eletricidade e Eletrónica

A disciplina de Eletricidade e Eletrónica é lecionada nos três anos anos de Formação com UFCD’s adequadas à especificidade de cada curso.
Dado o seu carácter teórico-prático, as aulas serão lecionadas em laboratório.
Esta disciplina pretende dotar os alunos com conhecimentos científicos de eletricidade e eletrónica de forma a compreender fenómenos, conceitos, leis e metodologias de análise relacionada com a área, baseado na lógica, rigor e espírito crítico. Nesta disciplina faz-se a exploração criativa de hipóteses pela experimentação laboratorial, não só demonstrando e confirmando a teoria, mas
sobretudo antecipando-a através do método indutivo.

O seu desenvolvimento far-se-á baseado nos conhecimentos matemáticos adquiridos na formação de forma a preparar os alunos para uma melhor integração no mundo laboral.

Competências a desenvolver

Medir e interpretar grandezas elétricas.
Analisar circuitos elétricos e eletrónicos com base no conhecimento das leis fundamentais dos fenómenos elétricos e magnéticos.
Efetuar a manutenção e ensaio de circuitos simples de eletrónica.
Desenvolver o sentido empreendedor e análise crítica de informações, adquirindo assim um grau de autonomia pessoal.
Organizar e planear o trabalho de forma metódica em função dos meios, do tempo e dos objetivos definidos.

Promover altitudes que potenciem hábitos de trabalho individual ou em grupo, com sentido de responsabilidade, tolerância e respeito pela diferença.